Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudante representará Imperatriz na maior feira internacional de ciências

PDFImprimirE-mail


feira_internacional
A Feira Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel) que acontecerá no dia 8 a 13 de maio, na cidade de Los Angeles, EUA, terá um representante de Imperatriz-MA. O estudante da escola Dom Bosco, Carlos Guilherme Lopes Grotto, 17 anos, recebeu o 1º Lugar individual em Ciências Exatas e da Terra na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
O projeto do estudante foi a de um carvão alternativo à base de carvão vegetal. Para isso usou basicamente fécula de mandioca, argila e resíduos sólidos. Assim, ele pensou numa solução para os problemas da grande queima de madeira para produção de carvão na região e escravidão nas carvoarias. Além dele, foram classificados outros oito projetos de pesquisadores do estado do Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Intel deste ano contará com a participação de 1.500 estudantes que apresentarão projetos de 60 países diferentes, concorrendo a mais de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e outros prêmios. A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. E desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair. O grupo do Brasil  será composto por 28 estudantes representando 18 projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS).